Em breve!

Em breve!

SOS Mulher


TODOS CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

A Ventre Drive atua na defesa e apoio às mulheres contra a violência doméstica e familiar, uma realidade universal, mas ainda muito desconhecida e menosprezada por grande parte das pessoas.

De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

As vítimas podem ser ricas ou pobres, de qualquer idade, sexo, religião, cultura, grupo étnico, orientação sexual, formação ou estado civil. Por se sentirem intimidadas, envergonhadas e completamente ameaçadas, os casos não chegam ao conhecimento das autoridades, sendo uma prática silenciosa que não penaliza os agressores..

TIPOS DE VIOLÊNCIA

Estão previstos na Lei Maria da Penha cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher:
• Física: qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.
• Psicológica: qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher, ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.
• Moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
• Sexual: qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.
• Patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

BUSQUE AJUDA, DENUNCIE!
DISQUE 180


A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

DELEGACIA DA MULHER E DELEGACIA ELETRÔNICA

As DEAMs são unidades especializadas da Polícia Civil, que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres, entre outros. Entre as ações, cabe citar: registro de Boletim de Ocorrência, solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres, realização da investigação dos crimes.

Assim como no atendimento presencial, as medidas protetivas de urgência também podem ser solicitadas através da Delegacia Eletrônica no momento do registro do Boletim de Ocorrência. Nestes casos a mulher deve colocar que deseja pedir as medidas protetivas quando escrever o histórico da violência. Nesse momento é possível acessar a Delegacia Eletrônica e registrar o Boletim de Ocorrência pelo site da Polícia Civil.

Confira aqui: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br

Para informar ocorrência de Violência Doméstica selecione Outras Ocorrências.

SOS MULHER

O SOS MULHER é focado no apoio à mulher em situação de vulnerabilidade e tem como base três pilares: segurança, saúde e independência financeira.

A plataforma é uma ampliação do projeto que foi iniciado em março de 2019 pelo Governo do Estado com o lançamento do aplicativo que permite que as vítimas de violência doméstica peçam ajuda para polícia apertando apenas um botão do celular por cinco segundos.

Acesse: https://www.sosmulher.sp.gov.br/index.aspx

Também é possível o pedido de socorro emergencial para a Polícia Militar (190) e a Guarda Municipal (153) de sua cidade.

A Ventre Drive apoia o empoderamento feminino, a saúde e segurança a todas as mulheres, garantindo às motoristas e passageiras um serviço seguro, acolhedor, humanizado e de confiança.